O que é curso técnico?
Enquadrado entre o ensino médio e o ensino superior, os cursos técnicos são uma categoria especial do Sistema de Ensino Brasileiro: a do ensino profissional. Seu principal objetivo é capacitar os alunos para o mercado de trabalho de maneira rápida e eficiente, por isso ele tem um caráter prático e pouco tempo de duração (em comparação com os cursos de graduação, por exemplo).
O ensino técnico é, no Brasil, voltado para a formação de profissionais sem a necessidade de ingresso em uma Faculdade ou Universidade, por exemplo, que tendem a focar suas atividades no ensino acadêmico e menos prático, especialmente aquelas que ofertam cursos com titulação de bacharelado e licenciatura. Esta é, inclusive, a principal diferença entre curso técnico e graduação: o foco.
No curso superior o estudante se torna profissional de uma determinada área, mas passará grande parte de sua formação aprendendo assuntos acadêmicos e teóricos, que são de extrema importância para o seu desenvolvimento cognitivo, mas não permitem que ele ingresse tão rapidamente no mercado. Já os cursos técnicos têm foco no ensino prático e no desenvolvimento de competências, possibilitando a rápida imersão do estudante nos assuntos e questões do mercado.
Técnico de Enfermagem
O curso técnico em Enfermagem tem duração de dois anos, divididos geralmente em quatro semestres. Após a conclusão, é possível trabalhar em locais como hospitais, clínicas, casas de repouso e empresas de home care. Quer saber mais sobre essa formação? Confira a seguir mais informações sobre o curso técnico de Enfermagem.
Existem pré requisitos para a matrícula?
A maioria das instituições que oferecem esse curso exigem que o aluno seja maior de 18 anos e já tenha o ensino médio completo para fazer a matrícula.
O que se estuda durante o curso?
Como o curso tem duração aproximada de dois anos, as disciplinas trabalhadas nessa formação buscam garantir ao aluno o desenvolvimento necessário para que seja colocado em prática conhecimentos em disciplinas ligadas a rotina na profissão. Como:
- Anatomia
- Enfermagem
- Farmacologia Atendimento Humanizado
- Enfermagem Cirúrgica
- Enfermagem em Emergências
- Enfermagem em Pacientes Críticos
- Saúde Coletiva
- Saúde da Criança e do Adolescente
- Saúde da Mulher
- Saúde do Idoso
- Saúde Mental
Depois de concluir o curso, o profissional técnico em Enfermagem deve obter o registro junto ao Conselho Regional de Enfermagem (Coren) de sua região para poder trabalhar legalmente. O registro é obrigatório e não precisa fazer uma prova para consegui-lo. Deve-se apenas apresentar os documentos solicitados e pagar a anuidade.
Se o seu interesse é fazer um curso Técnico em Enfermagem, é importante estar atento a um fator relevante sobre essa formação: a instituição escolhida deverá ser reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), para que o diploma tenha validade e seja aceito no mercado de trabalho.
0 Comentários