A gastronomia é uma técnica voltada para a criação de pratos alimentícios e bebidas. O técnico gastronômico é capaz de preparar pratos simples e elaborados. Esse curso técnico foca no ensino da área desde a história da alimentação até a escolha do cardápio através de disciplinas teóricas e práticas.
O aluno também aprende diversas informações sobre os alimentos, a higiene dos alimentos, conhece a cultura alimentícia e estuda vários ingredientes. Para atuar na área é preciso deve possuir um extenso conhecimento sobre o universo gastronômico, deve ser criativo, prestativo e inovador. Pode trabalhar como chefe, gestor e auxiliar de cozinha.
Mercado de Trabalho
O local de atuação mais interessante para esse profissional é na cozinha dos restaurantes, mas ele também pode desenvolver novos produtos na área de alimentação, dar assessoria na área, criar seu próprio negócio ou trabalhar como chefe pessoal de um estabelecimento ou de uma pessoa. As cidades turísticas tem mais demanda na área gastronômica por causa dos turistas que visitam anualmente essas cidades durante a alta temporada.
Áreas de Atuação
- Empresas públicas e privadas;
- Bares;
- Bufê - Restaurantes;
- Personal Chef;
- Chef Pâtissier.
Conteúdos do Curso
Higiene dos Alimentos
lavar as mãosCuidar da higienização dos alimentos é muito importante para a preparação dos pratos e para evitar a transmissão de doenças causadas por alimentos mal lavados e conservados. O egresso vai aprender a lavar corretamente frutas, hortaliças, verduras e legumes. Além disso, também são ensinadas técnicas para conservação e manuseio dos alimentos.
Ciência dos Alimentos
Área de estudo sobre a química, a biologia e a engenharia dos alimentos.
Cozinha Fria
Área de estudo dos alimentos produzidos de forma fria. Os pratos frios devem ser preparados sem muito deslocamento para evitar que o aquecimento estrague o prato.
Planejamento de Cardápios
Os cardápios contém a lista de pratos preparados por um restaurante para facilitar a escolha dos clientes. Ele deve ser estudado e elaborado com cuidado com base no perfil do estabelecimento, no tipo de cliente, de acordo com o mercado fornecedor e o tipo de serviço que o estabelecimento pretende oferecer. Um cardápio deve seguir preferencialmente a ordem: entrada, prato principal, guarnição, acompanhamento, sobremesa e liquidos.
Panificação
A panificação é a área alimentícia voltada para a fabricação de pães, salgados e doces. O egresso aprende diversas técnicas de panificação como o conhecimento da matéria-prima, as formas de preparo e os cuidados com higiene.
Enogastronomia
Essa é a área que estuda a textura, o aroma e o sabor do vinho. Estuda a harmonização dos vinhos com os alimentos. Esse conhecimento envolve a escolha do vinho correto para ser consumido durante a refeição ou na preparação do prato.
Nutrição Humana
Ciência que estuda como os seres humanos obtém seus nutrientes por meio da alimentação. Os nutrientes mais essenciais na alimentação humana são os carboidratos, as proteínas e os lipídios.
0 Comentários